Meus rins doem, e agora?
A dor nos rins, que geralmente aparece como uma dor lombar (nas costas) é bastante comum na população geral.
Contudo, a maioria dos casos de dor lombar é lombalgia, causa por distúrbio na coluna, musculatura e estruturas adjacentes e não por problemas renais.
Nem todas as doenças renais provocam dor nos rins, as principais que causam são os cálculos renais (pedras nos rins) e infecções nos rins.
Para entender melhor sobre dor nos rins venha comigo até o final deste artigo.
Para que servem os rins?
Os rins filtram o nosso sangue, cerca 180 litros por dia. Isso mesmo. Mas como se não temos tudo isso de sangue? Simples, o sangue passa pelos rins 40 a 60 vezes por dia!
O que é jogado fora (toxinas, sais, entre outros) constitui a urina, que passa pelos ureteres e fica armazenada na bexiga até que possa ser eliminada.
Temos dois rins, que são paralelos e próximos à coluna vertebral, entre a 12ª vértebra da coluna torácica (T12) e a 3ª vértebra da coluna lombar (L3). Por isso a dor nos rins com frequência pode ser confundida com dor nas costas.
Como é a dor nos rins?
É uma dor na parte baixa das costas, próximo à região lombar e logo abaixo das costelas. Geralmente não melhora com repouso. Pode irradiar (caminhar) para abdome e região intima (vulva/escroto).
Dependendo da causa estará associada a outros sintomas, como febre e dor ao urinar.
O que causa dor nos rins ?
As causas mais frequentes de dor nos rins são pedras nos rins e infecção, também chamada de pielonefrite. Além dessas existem outras enfermidades que podem cursar com dores.
- Pedra nos rins (nefrolitíase)
- Infecção nos rins (pielonefrite)
- Hidronefrose
- Trombose da veia renal
- Oclusão aguda da artéria renal
- Traumas
- Câncer
- Doença policística renal e cistos
Qual a diferença entre dor nos rins e nas costas?
Para diferenciar dor nos rins da dor nas costas é importante prestar atenção às características da dor.
A Dor no rim é mais alta, além de ser geralmente unilateral (em apenas um dos lados). Se forem cólicas renais ocorrem em crises de alta intensidade e em ciclos de 20 min em que piora e melhora, repetindo em ciclos de 20 min.
Já a dor nas costas tende a ser mais baixa, piora com movimentação (movimentar o tronco para frente, parara trás, para os lados).
O exame clinico por um médico experiente é a melhor maneira de diferenciar os dois tipos de dor.
Dor nos rins pode ser infecção?
Sim, infecção causa dor na região lombar. Além disso provoca dor e ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro e urina com cheiro forte. Pode causar também febre, náusea, e vômitos.
Pedra no rim causa dor em outros lugares?
É possível que a pedra saia do rim e percorra o trato urinário. Isso causará dor de acordo com a localização da pedra.
Se a pedra estiver nos rins, dói mais nas costas.
Se a pedra estiver ao longo do ureter, doí nos lados do abdome/barriga. Já se a pedra se alojar próxima da bexiga, a dor pode irradiar para a região intima. Nas mulheres dói a vagina e coxa (próximo à virilha) e nos homens causa dor nos testículos.
Como é tratado dor nos rins?
Para o tratamento da dor no rim ser utilizados analgésicos para alívio sintomático, porém o mais importante é investigar e atuar sobre a causa do problema.
No caso de pedra nos rins, ela podem ser removidas se necessário, seja por cirurgia ou outros métodos (como o tratamento por Ondas de Choque).
Já se for uma infecção, os antibióticos são o principal aliado no tratamento.
Se a causa for dor na coluna, é recomendado ir a um ortopedista e analgésicos e fisioterapia podem fazer parte do tratamento.
Quando devo ir ao médico?
Procure ajuda médica sempre que a dor nos rins for muito forte, atrapalhar suas atividades diárias, ou quando se tornar muito frequente.
Fique bastante atento a outros sintomas como dor ao urinar, urina com sangue, febre e perda de peso.
Não adie, procure um médico de sua confiança!