Mas a final, mulheres também devem ir no urologista?
É muito comum, em conversas que tenho em meu dia a dia em que relato que sou urologista, receber perguntas relacionadas a sexualidade masculina, problemas na próstata e uma série de outros distúrbios que acometem o aparelho urogenital do homem. Acredito que isso ocorra devido a em nossa cultura ter sec criado uma ideia equivocada de que o ginecologista é o médico que cuida das mulheres e o urologista aquele que cuida dos homens. No post de hoje, vou te explicar em detalhar o por que esse tipo de conceito está equivocado, além de detalhar quando e por que uma mulher deve procurar um urologista!
Na verdade, diferente daquilo que muitos acreditam, o urologista não cuida exclusivamente de homens. Na verdade, o médico urologista é sim responsável por tratar problemas do aparelho sexual masculino, mas além disso, é ele também que cuida do aparelho urológico (rins, ureteres, bexiga e uretra…) de homens e mulheres. Sendo assim, cabe ao urologista tratar tanto homens, quanto mulheres! Pensando nessa dúvida recorrente, produzi especialmente para você um artigo que explica detalhadamente o que faz um urologista!
Agora que você já sabe que o urologista é responsável também por cuidar de todo o aparelho urológico feminino, vamos descobrir quais doenças que o médico urologista trata nas mulheres!
Quais doenças o urologista trata nas mulheres?
Como eu expliquei anteriormente, cabe ao médico urologista tratar de forma clínica e até mesmo cirúrgica uma série de patologias que acometem os rins, bexiga e alguns outros órgãos que fazem parte do sistema urinário feminino. Sabendo disso, vou te passar uma lista com as 7 principais motivos que fazem com que mulheres procurem pelo meu atendimento!
- Cálculos renais;
- Incontinência Urinária;
- Bexiga Hiperativa;
- Infecções urinárias e cistites;
- Cólica Renal;
- Prolapso de órgãos da pelve (Útero ou Bexiga caída);
- Doenças sexualmente Transmissíveis.
Além dessas doenças, uma serie de outros problemas que acometem o sistema urinário são atendidos pelos urologista. Esses são apenas os mais frequentes, porém não os únicos.
Quando uma mulher deve procurar por um urologista?
É fundamental que as mulheres assim como fazem exames regulares com seus ginecologistas, ocasionalmente procurem por um médico urologista de forma preventiva, para que seja possível identificar precocemente possíveis precoces.
Entretanto, além disso, existem alguns sinais e sintomas que nos indicam que pode existir algum problema em dos órgãos do aparelho urológico, devendo então ocorrer uma avaliação de um urologista. A seguir, vou te fornecer os 4 principais sintomas que devem te fazer procurar por um urologista!
1.Dor no rim
Aquela dor nas costas, normalmente em cólica, que aparece de forma bem intensa, classicamente chamada de Dor no rim é um sinal de alerta importante. Esse tipo de sintoma pode nos mostrar que existe algo de errado com o seu rim, podendo ser desde uma infecção a até um cálculo renal. Frente a uma dor dessas, é crucial que vocÊ procure por uma avaliação de um urologista!
2.Incontinência urinária
Você sente dificuldade para segurar seu xixi? Não pense que isso é normal, ou então algo que comumente aparece com a idade. Muito pelo contrário, esse tipo de sintoma, além de gerar um desconforto, por sempre molhar a roupa íntima, pode ser um sintoma de uma série de doenças, e deve ser avaliado por um médico urologista!
3.Dor para fazer xixi
Fazer xixi deve ser algo rápido e indolor. Caso você esteja apresentando problemas com retenção, onde precisa fazer força ou então sente dor para fazer xixi, procure o quanto antes por um médico urologista, uma vez que esse sintoma é indicativo de uma série de doenças que podem acometer o seu aparelho urogenital!
4.Útero caído
O prolapso de vísceras pélvicas, popularmente chamado de útero ou bexiga caída, é um sinal clássico que acomete especialmente mulheres de mais idade. Esse tipo de problema, apesar de comum, possui tratamento e não deve ser ignorado.
Urologista para mulheres em Francisco Beltrão
Se você é de Francisco Beltrão, e, está a procura de um urologista, prazer, me chamo Luis Fernando Dip, formado em medicina pela Unioeste, Cirurgia Geral pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Urologia pela Santa Casa de Campo Grande (ABCG).Realizei ainda uma especialização no FLORIDA HOSPITAL CELEBRATION HEALTH, lá nos Estados Unidos e Mestrado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Hoje resido em Francisco Beltrão e atendo diariamente em minha clínica especializada em urologia. Será um prazer poder te ajudar!
Localização da Clínica de Urologia para mulheres em Francisco Beltrão
Minha clínica se localiza na Rua Curitiba, número 1970, no centro de Francisco Beltrão.
Como agendar uma consulta com um urologista que atende mulheres em Francisco Beltrão?
Caso você esteja procurando um atendimento de um urologista, basta clicar no botão a baixo e agendar uma consulta!