O que é a pedra no rim?
A pedra no rim, ou litíase urinária, é uma patologia relacionada com a precipitação de componentes da urina, ou seja, fatores que levam à concentração da urina estão diretamente relacionados com o surgimento dessa condição.
O que causa pedra no rim?
Para a formação do cálculo, precisamos da supersaturação. Assim, as condições abaixo são essenciais para o aparecimento da pedra no rim:
- Desidratação.
- Excesso de purinas ou oxalato na dieta (são as proteínas animais e em alguns vegetais como espinafre, beterraba e cacau em pó).
- Sedentarismo ou imobilização prolonada.
- Doenças genéticas (atente-se se possui algum parente com essa condição).
- Hipercalemia, que é o aumento de cálcio no sangue, gerado por hiperparatireoidismo ou uso de corticoides.
- Medicações: incluíndo os tiazídicos (diuréticos que aumentam a captação de cálcio) e indinavir.
Existem substâncias que ajudam a proteger o rim de formação de pedras?
Existem sim!
- uma boa hidratação,
- concentração ideal de citrato urinário,
- redução do consumo de sais e proteínas animais e a
- ingesta de sucos cítricos.
Sim, a limonada é um grande aliado contra as pedras no rim!
Quem sofre mais com pedra no rim?
Sabemos que o pico de incidência está entre a terceira e quinta década de vida, e os homens são afetados duas a três vezes mais que mulheres.
Um outro fator de risco importante é a obesidade!
Como identificar a pedra no rim?
Apesar de muitas vezes ser assintomático, as pedras no rim podem se manifestar com uma dor intensa no flanco e nas costas.
Essa dor é tão intensa que o paciente tenta evitar qualquer movimento, além disso, pode haver urina turva, em baixa quantidade e também a presença de febre.
Como tratar a pedra no rim?
Em casos assintomáticos a recomendação é tomar cuidados coma ingesta hídrica e hábitos de vida. Contudo, quando há dor é necessária a procura de atendimento médico!
Tratamento não invasivo para a pedra no rim
Cálculos pequenos (<2 cm) e com formato não abrasivo podem ser tratados com a litotripsia extracorpórea ou percutânea. Outras opções são a ureteroscopia com laser.
Para eliminação espontânea é necessário acompanhamento com médico.
Tratamento invasivo para pedra no rim
O tratamento cirúrgico para as pedras no rim podem ser realizados por meio de alguns procedimentos cirúrgicos, tais como a laparoscopia, cirurgia aberta e ureterolitotomia. Para esses casos o tamanho e o formato são as decisões mais importantes, sendo escolhidos pacientes sintomáticos, com cálculos coraliformes (em forma de coral) e com tamanho maior que 2 cm.