Vasectomia é Reversível?

Vasectomia é reversível?

O que é a Vasectomia?

A vasectomia é uma cirurgia realizada em homens que querem evitar ter filhos. 

Essa cirurgia é realizada por um médico urologista e consiste em uma intervenção em que o médico corta os ductos deferentes (canais que levam os espermatozoides dos testículos até o pênis).

Indicações para a Vasectomia:

A indicação para a vasectomia repousa sobre homens acima de 30 anos, que já possuem o número desejado de filhos. Uma outra indicação é para quando a parceira desse homem possui alguma restrição ao uso de anticoncepcionais orais.

 

Como funciona o procedimento de Reversão da Vasectomia?

A cirurgia de vasectomia é um procedimento cirúrgico relativamente simples. Ela pode ser realizada com anestesia local em consultório e não costuma demorar mais que 20 minutos para ser realizada.

A recuperação costuma levar em torno de 1 semana, quando é liberada a prática sexual. Contudo, atividades diárias que não demandem muito esforço já podem ser realizadas em poucos dias de pós-operatório.

Quando faço a Vasectomia deixo de produzir esperma?

O esperma é um líquido que inclui as secreções produzidas pelas glândulas reprodutivas e pelo sêmem dos testículos. 

A cirurgia impede apenas a passagem dos espermatozoides, contudo, ainda haverá a produção dos outros constituíntes. Ou seja, o homem continua ejaculando.

Um dado importante é que com o tempo, os testículos diminuem a produção dos espermatozoides. Isso influencia diretamente o processo de reversão da vasectomia, uma vez que mesmo que restituído o canal, pode ainda haver esterilidade.

É possível reverter a Vasectomia?

A cirurgia de reversão é mais complexa e delicada do que a vasectomia. Contudo, ela pode ser sim realizada! Nesse caso a experiência do cirurgião é vital.

Uma importante ressalva é que com o tempo é um fator importante para o sucesso da reversão, pois, como expliquei acima, a produção de espermatozoides reduz, dificultando a chance de gravidez.

Outros mitos sobre a vasectomia

  1. A cirurgia causa impotência.
  2. Reduz o prazer sexual do homem.
  3. O homem não ejacula mais.
  4. O homem nunca mais poderá ter filhos.
  5. Imediatamente após o procedimento ficará infértil: Em média são necessárias 20 ejaculações para que os espermatozoides sejam completamente eliminados pelas vias remanescentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *